quarta-feira, 9 de julho de 2014

Biomassa de Banana Verde e Mostarda Fake


Essa receita nem todos vão agradar. É muito específica para quem acompanha o mundo fit ou para quem gosta de experimentar coisas diferentes na cozinha. Trata-se da famosa Biomassa de Banana Verde, que pode ser utilizada em vários outras receitas na cozinha. Desde o preparo de sucos, shakes, molhos e até bolos. Ajuda na saciedade, possui baixa caloria e é facinho de fazer.


Para a receita, utilizei um cacho pequeno de banana verde, água fervente e só. Depois de lavar bem as bananas coloquei na panela de pressão e deixei por 10 minutos. Após esse tempo, desliguei e deixei perder a pressão naturalmente. Depois disso, apenas descasquei as bananas - com cuidado, pois estavam bem quentes e tem que ser feito assim - e coloquei para bater no liquidificador com um pouco da água do cozimento.





Coloquei em forminhas de silicone para congelar. Depois de congeladas é só tirá-las da forma e colocá-las em saco plástico e reservar em freezer por até quatro meses. Uma parte mantive em um pote na geladeira para utilizar em até quatro dias.

Vale a pena fazer!


Para terem uma ideia, ainda hoje fiz uma Mostarda Fake para acompanhar o almoço - que teria linguiça feita naquelas churrasqueiras de fogão. Usei apenas duas colheres de sopa da biomassa, azeite, sal, limão e curry. Misturei bem e deixei gelar. Simplesmente perfeito e idêntico a essas mostardas tradicionais que compramos no supermercado.


CURIOSIDADE: A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio. Além disso, auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de algumas doenças. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário