segunda-feira, 31 de março de 2014

Brigadeirão Fit

Mais uma receita que acaba de entrar para a lista dos TOP 10 do Cozinha da Mara, segundo o maridão. A receita é uma super dica da @jogaucha2, que indico para vocês seguirem no Instagram. Ela é uma dukaniana e posta receitas fit maravilhosas.

Este Brigadeirão Fit é para aqueles dias que você vai receber visita e precisa de uma sobremesa, mas como já vai servir lanches e/ou petiscos um tanto calóricos, deseja economizar em algumas calorias. Bom, pelo menos eu usei por este motivo e minha cara não queima. Vou adotá-la como minha sobremesa oficial - fiquem tranquilos que não vou exagerar. Lá em casa não somos tão loucos por doces e passamos bem - a maior parte do tempo - sem um docinho depois das refeições. Falo por mim, ok? O marido, se deixar, como todos os dias! rsrsrs

Chega de enrolar. Bora para a receita. Tomem nota: três ovos, uma xícara de leite em pó desnatado, cinco colheres de sopa de achocolatado diet (sempre usei o Gold, mas desta vez comprei o Línea para experimentar. Quase a mesma coisa. E estou para dizer que o Gold é um pouco melhor), uma colher de sopa de cacau em pó, duas colheres de sopa de adoçante culinário (já disse aqui que uso o Tal e Qual) e duzentos e cinquenta mls de leite de coco light.

O passo a passo é ainda mais prático. É só ir batendo ingrediente por ingrediente no liquidificador. Assim: primeiro os ovos, depois os ovos com o leite em pó, depois a mistura com o achocolatado e o cacau, depois a nova mistura com o adoçante e só. Bater bem até obter essas bolhas.

Colocar em forno em banho maria por cinquenta minutos e salpicar coco ralado - sem açúcar - por cima na hora de servir.

CURIOSIDADE I: Vocês sabiam da importância de ler os rótulos dos alimentos e não simplesmente optar por aqueles que trazem o título de "light" ou "diet"? O leite de coco foi mais um produto que me comprovou isso. Ao comparar os rótulos e os ingredientes de marcas diferentes, percebi que o light é mais leve apenas que o leite de coco original da mesma marca. Todos os outros que havia no supermercado tinham informações nutricionais melhores (o que inclui não só calorias, mas também a quantidade de proteínas e sódio). Assim, optei logo por levar um tradicional.

CURIOSIDADE II: Asse seu brigadeirão em uma forma de silicone, ok? Não façam como a espertona aqui que colocou em uma tradicional forma de alumínio e.... tcharam!!!!! Viu seu doce lindo e maravilhoso todo agarrado na forma após sair do forno. Resultado, moldei a massa - mesmo depois de pronta - em forminhas menores e levei à geladeira para firmar. Na hora servir coloquei aquela famosa calda fake por cima antes de salpicar o coco, assim disfarçava um pouquinho as rachaduras e foi a melhor forma de servir, pois combinou perfeitamente! Vejam!

Um comentário: