quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Tortilha Delícia

Que o ovo cai muito bem na mesa de qualquer brasileiro não é novidade. Com a onda das dietas proteicas ainda mais. Prova disso é que os marombeiros de plantão se empanturram de claras de ovos e peito de frango e saem da mesa sem qualquer peso na consciência.

Mas a utilidade de um ovo vai muito além, vocês sabem. No café da manhã, mexido. Cremoso, no recheio da tapioca. Na massa de um bolo. Frito (calma, não me matem! Em uma frigideira antiaderente e com poucas gotas de azeite). Pochê. Cozido. Em forma de omelete e muito, muito mais.

Hoje o almoço lá em casa foi ao melhor estilo restô dontê. E para complementar as iguarias recorri ao nosso bom e velho amigo. Mas preferi incrementá-lo de uma maneira que muitos já devem ter visto pela internet: as famosas trouxinas com frios, que decidi batizar de "Tortilha Delícia".

Para a receita usei dois ovos inteiros, um terço de xícara de leite desnatado, sal, pimenta e fermento. Bati com o fuê e reservei. Em forminhas de silicone coloquei fatias de peito de peru. As cobri com os ovos batidos e coloquei um pequeno pedaço de queijo mussarela light no meio (pequeno mesmo, usei uma fatia para as quatro tortilhas). Fechei as trouxinhas e forno! Dez minutinhos. Só o tempo de dourar.

CURIOSIDADE: O peito de peru fica crocante por fora e passa um gostinho do defumado para o ovo, dando a impressão de ser bacon. Aposto que ficaram com água na boca! rsrsrs O marido logo disse: "hummm... parece bacon!".

CURIOSIDADE 2: Se você já está aí todo preocupado com o consumo da gema do ovo, pode parar. Estudos mais recentes indicam que enquanto a clara contém 3.6g de proteína,  um ovo inteiro conta com mais de 6 gramas - quase o dobro. Além disso, a gema do ovo contém omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como o salmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário