sexta-feira, 2 de maio de 2014

Arroz Carreteiro Fit

Quem aqui conhece um pouco sobre a culinária brasileira, sabe que o Arroz Carreteiro é um típico prato do Rio Grande do Sul. Meus queridos gaúchos têm por hábito usar as "sobras" dos churrascos para fazer um belíssimo arroz para a turma. Come-se esse prato no mesmo dia, logo mais a noite ou no dia seguinte, à critério de cada um.

Talvez vocês não saibam, mas morei por quatro anos no Rio Grande do Sul. Antes mesmo de irmos para lá, meu pai já era um churrasqueiro de mão cheia. Ele continua sendo e churrasco já virou rotina na nossa família. O Carreteiro também. Sobrou carne, pode saber: minha mãe vai para a cozinha e faz um belíssimo arroz.


No último fim de semana que fui visitá-los teve churrasco e eu trouxe alguns pedaços de carne para casa. Essa semana resolvi criar um Carreteiro diferente. Nada demais, mas saboroso e na medida do possível, saudável.

Para isso usei: trezentos gramas de sobra de churrasco, uma cebola média, um tomate, uma cenoura e duas xícaras de arroz integral. O processo para fazer é fácil. Para começar, eu costumo deixar o arroz integral de molho antes de fazê-lo para otimizar o temo de cozimento depois. Então, logo pela manhã já o deixei na água. 


Depois, piquei a carne, a cebola, o tomate e a cenoura. Refoguei a cebola, acrescentei o tomate, a cenoura, a carne o arroz. Cozinhei o arroz normalmente, com duas doses de água bem generosa. prontinho!!!! Na hora de servir acompanhei com pimenta e cebolinha verde.


CURIOSIDADE: Entre os benefícios da versão integral do arroz, pensando no seu alto teor de fibras, estão a diminuição da gordura corporal e o emagrecimento. Isso tudo pela maior saciedade que o alimento proporciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário