terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Quiche Sem Trigo


Vocês precisam conhecer esta receita. Como sabem, eu vivo querendo descobrir ingredientes novos e adaptá-los para a minha cozinha. O mais recente deles era a farinha de arroz. Já tinha consumido algumas delícias feitas com essa iguaria - bolo de cenoura delícia que uma amiga faz e vende (se quiserem passo o contato dela pra vocês), mas nunca tinha encontrado para comprar. Dia desses fui ao Mercado Central e tcharan, lá estava ela. Comprei. Ao chegar em casa pedi a receita do bolo pra minha amiga, mas descobri que precisaria de outros ingredientes que não tinha e suspendi a alquimia.

Não satisfeita, no dia seguinte fui para a internet buscar receitas com Farinha de Arroz. E achei. Todas parecendo deliciosas por sinal. Fui logo testar uma delas. Assim nasceu a Quiche Sem Trigo que hoje apresento a vocês.

Para a massa usei duzentos gramas de farinha de arroz, cem gramas de margaria light, um ovo, uma pitada de sal e fermento. Para dar liga coloquei duas colheres de sopa de polvilho - por minha conta e risco. Amassei com a mão, envolvi no filme plástico e levei ao freezer por quinze minutinhos.

Enquanto isso, preparei o recheio, que pode ser do que vocês quiserem. Usei meia caixinha de creme de leite light, um quarto de queijo minas frescal, meia cenoura ralada e sal.


Abri a massa com a mão em uma forma de silicone - poderia ser também alguma de fundo falso. Fiz alguns furinhos com o garfo e levei ao forno até dourar. Tirei do forno, coloquei e o recheio e voltei para mais dez ou quinze minutos.

O resultado foi uma torta crocante, leve e deliciosa para o jantar que o marido fez questão de começar a comer na hora do almoço. Façam. Vocês não vão se arrepender!

CURIOSIDADE: A farinha de arroz é um produto obtido pela moagem do grão de arroz, sem qualquer processo químico, preservando suas propriedades nutricionais. A farinha de arroz pode ser uma alternativa para a substituição da farinha de trigo, principalmente, para os celíacos (intolerantes ao glúten), pois não contém glúten.


Nenhum comentário:

Postar um comentário