segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bolo de Cenoura 5 Farinhas


Nessas minhas andanças por blogs fits encontrei uma super receita de bolo de cenoura. Já contei pra vocês que minha relação com esse tipo de bolo é de amor e ódio, né? Alguns dão certo, a maioria dá errado e eu não gosto de nehnhum. rsrrs Já prometi pra mim mesma diversas vezes desistir de fazê-los. Mas toda vez que encontro uma receita diferente, penso logo em adaptá-la para os ingredientes que tenho na minha cozinha e ver se agora vai. E não é que desta vez foi?

Minha inspiração desta vez veio do blog Santa Dieta. A receita é Bolo de Cenoura com Chia. Eu, bicuda que sou, fui mudando um bocado dos ingredientes e criei o Bolo de Cenoura 5 Farinhas. E não é que ficou bom? Acho que desta vez valeu a alquimia!

Usei meia xícara de óleo, uma xícara de adoçante culinário (acho que poderia ter sido um quarto para ficar menos doce), duas cenouras grandes, uma pitada de sal e cinco farinhas que, juntas, somaram duas xícaras. Fiz assim: meia de fubá, meia de farinha de trigo, um terço de farinha de linhaça dourada, um terço de farinha e aveia e um terço de PIS (proteína isolada de soja). Por fim, linhaça para dar um tcham na massa e uma colher de sopa de fermento para crescer.


Bati os primeiros ingredientes no liquidificador. Depois, com um fuê, fui agregando as farinhas. E, por último, o fermento. Coloquei em uma forma untada com óleo e salpicada com farinha e levei ao forno pré-aquecido por 40 minutos. O resultado final foi surpreendente. Marido aprovou, sogra aprovou e até eu aprovei! Receitinha prestes a entrar para o TOP 10!

CURIOSIDADE: a farinha de trigo e tantos outros alimentos derivados dela são considerados do mal. Você sabe porque? Porque eles possuem um alto índice glicêmico. Isso significa que, uma vez ingeridos, eles fazem nosso organismo disparar insulina. Trata-se de um pico de energia que nós quase nunca utilizamos e, por isso, é armazenada no corpo em forma de gordura. Por isso vivem dizendo por aí para cortarmos arroz branco, pão branco, batata branca, açúcar branco e farinha de trigo do nosso cardápio. Eu bem queria. Mas não consigo. Nesta receita, por exemplo, eu poderia não ter colocado nada de farinha de trigo. Mas o receito não deixou. Quem sabe da próxima vez arrisco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário