segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolo Fit de Castanha


Como falei com vocês por meio da página do blog no Facebook, fui incentivada por algumas colegas do trabalho a comprar o livro de receitas da Dona Benta. O custo benefício é maravilhoso. Ainda não destrinchei o pobre coitado todo, mas o pouco que folheei já deu para notar que vou fazer estrago na minha cozinha com aquelas receitas maravilhosas. Sem contar que tem também altas dicas úteis para quem gosta de cozinhar. Qualquer dia destes prometo dedicar um post inteirinho a ele. Vocês vão gostar.

Então, domingo estava sozinha em casa, enquanto o marido trabalhava e o ócio criativo começou a me cutucar. Peguei o livro e fui para a seção de bolos em busca de uma receita simples e fácil, que pudesse transformar em FIT com os ingredientes que tinha na minha cozinha.

Na imagem ao lado vocês veem a receita original. Na minha coloquei apenas um ovo, uma colher de sopa de linhaça triturada de molho em meia xícara de água filtrada, uma xícara de farinha de trigo comum e um xícara de farinha de arroz, duzentas gramas de castanha do pará triturada, meia colher de sopa de margarina light, meia xícara de adoçante culinário e uma colher de sopa de fermento. Primeiro bati a clara em neve. Depois bati a gema com o adoçante. Acrescentei a clara, a linhaça hidratada, o leite, a castanha, as farinhas e por último o fermento.


Levei para assar em forno médio pré-aquecido em forma de silicone que não precisa untar. Ficou dos deuses.

CURIOSIDADE: Como bem explico na descrição deste blog, vida saudável para mim não inclui exageros. Nem de um lado, nem de outro. Por isso, como vocês podem observar, as receitas contém de tudo um pouco. Ingredientes FIT e ingredientes FAT. Porque é muito melhor assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário